sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O que é o Ecossocialismo

Ecossocialismo é uma corrente do pensamento marxista que traz a discussão da produção capitalista em relação ao meio ambiente,tendo em vista que a utilização dos recursos naturais empregada sob a lógica capitalista, causa a destruição destes recurso e o concentra nas mão de uma elite dominante.

O ecossocialismo tenta criar como corrente a discussão sob a ótica sócio-ambiental , onde a sociedade do consumo esgota as fontes de energia e recurso e ao mesmo tempo não redistribui esta riqueza .

Estabelece assim um movimento dialético onde o domínio das redes globais ,remonta os Espaços e o enxerga como fonte continua de renovação mercantil , juntamente com todo conjunto de agentes que se relacionam neste espaço.

A mundialização deste processo traz este movimento onde tudo relacionado nos espaços passa a ser mercantilizado , e o seu caráter de lugar e seus agentes antropológicos , tembém passam a ser parte desta produção ao consumo.

Nesta corrente destacasse: Michael Löwy autor do livro : ecologia e socialismo- editora . Cortez , que aborda este movimento e traz o manisfesto ecossocialista internacional.

Podemos destacar alguns nomes que de certa maneira trazem a discussão do Marxismo e a Ecologia exemplo : Joel Kovel que juntamente com Löwy teoriza esta corrente , temos Chico Mendes que em toda sua história de luta sempre levantou as questões sócio-ambientais referente a Amazônia, Milton Santos que traz uma abordagem ampla sobre questões ambientais e o sistema Capitalista ,o urbanista norte-americano Mike Davis que traz as relações sócio-ambientais nas grandes cidades, entre outros. Podemos também destacar a capacidade epistemológica do pensamento ecossocilaista de dialogar de interagir com outras ciências , e em destaque a Geografia e a Economia ,que em suma fazem o movimento de reflexão dos objetos que no cercam e criam essa interatividade de ações globais com escalas locais.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecossocialismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário